DA REDAÇÃO: USDA pode estar começando a corrigir produção de milho nos Estados Unidos e muda situação do mercado em Chicago

Publicado em 12/07/2011 19:03
Grãos: USDA baixista para os estoques finais de milho fazem cotações subir forte em Chicago. O departamento norte-americano começa a corrigir números de alta produção do último relatório e vira o mercado. No Brasil, alta nos portos estimula vendas.

Após a divulgação do relatório de oferta e demanda pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA, na sigla em inglês), as cotações viram na Bolsa de Chicago. O milho fechou a terça-feira (12) com alta superior a 25 pontos nos principais vencimentos, puxando ganho de até dois dígitos para a soja.

Segundo os dados do departamento, os estoques finais de milho vieram bem acima do esperado pelo mercado que ainda sentia a pressão do relatório do último dia 30 de junho. Além do acumulado de passagem, o USDA aumentou a demanda subestimada nas últimas informações. Para Flávio Oliveira, operador de mesa da Terra Futuros, o órgão começa a corrigir as reais expectativas para o mercado dos grãos.

Já a soja teve reportado um leve aumento nos seus estoques de passagem, mas, segundo Oliveira, o pregão diurno trabalhou na esteira do cereal que surpreendeu os mercados em Chicago, pois, como não é novidade, os estoques mundiais da oleaginosa continuam baixos.

Por outro lado, o operador da Terra Futuros lembra que é preciso ainda ficar atento à situação financeira de alguns países em crise na Zona do Euro. Cenário aponta para soma na volatilidade das commodities, em especial, as agrícolas.

No Brasil, a comercialização do milho da safra de verão continua com preços firmes e a alta de Chicago impulsionou também os valores nos Portos nesta terça-feira. É possível que as exportações compitam com o mercado interno que teme que as perdas com as geadas das últimas semanas afetem o abastecimento do mercado.

No entanto, Flávio estima que, apesar da oferta diante da entrada da safrinha nas negociações, a tendência para o médio e longo prazo é de que os preços continuem firmes, refletindo as perdas por conta das geadas.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
João Batista Olivi e Juliana Ibanhes
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • Liones Severo Porto Alegre - RS

    Não é novidade que as estimativas do USDA não correspondem à realidade. Ano passado subestimaram em 20pct as importações chinesas de soja. Recentemente um trader da Cofco, que junto com a Chinatex, empresa da qual sou o trader, pertencem ao governo Chinês; manisfestou seu descontentamento com essas estimativas. Isto posto, é mais do que prova que os chineses não querem pagar menos pela soja brasileira e sim o preço correto do mercado mundial. Ademais, fica por conta de NA que oferece uma grande contribuição à agricultura brasileira posicionando nossos produtores de possíveis prejuízos por informações tendenciosas.

    0