DA REDAÇÃO: Clima é decisivo para as lavouras norte-americanas e cotações operam em alta na CBOT

Publicado em 15/07/2011 13:41 e atualizado em 15/07/2011 17:35
Grãos: calor no cinturão de grãos dos Estados Unidos puxa para alta os preços em Chicago nesta sexta-feira. Cenário macroeconômico é indefinido, assim como o desenvolvimento dos grãos para a próxima semana.

O anel de alta pressão que deixa o clima seco e muito quente sobre o cinturão de grãos dos Estados Unidos vem se confirmando e sustenta os preços do complexo na Bolsa de Chicago nesta sexta-feira (15). O momento é decisivo para o desenvolvimento das lavouras e o que resta para a próxima semana é a confirmação de continuidade da previsão climática nessas condições ainda.

Enquanto as temperaturas oscilam entre 35 e 40°C nos Estados Unidos, os players do mercado precificam prêmio climático sobre as cotações da soja, milho e trigo nas bolsas internacionais. Para eles, o clima adverso é um problema crucial para o enchimento dos grãos nesta época do ano.

Segundo o analista de mercado da RJ O’Brien, Pedro Dejneka que fala direto do país, nem mesmo a indefinição do cenário macroeconômico com a crise financeira nos países da Zona do Euro e agora com o pedido de aumento no limite de crédito dos Estados Unidos são capazes de influenciar tão fortemente os preços no curto prazo das commodities agrícolas. O mercado está otimista quanto a situação norte-americana que não tem interesse em rebaixar sua economia.

O retrato do momento para o curto prazo é de cotações em ascensão e o milho voltando ao patamar de US$ 7,00/bushel e a soja aos US$ 14,00. Porém, Dejneka alerta que esta não é uma tendência para o mercado e que é preciso esperar a confirmação climática para os próximos dias, talvez, semanas pois o calor é histórico nos Estados Unidos.

Aos brasileiros, o analista recomenda que os produtores fixem negócios nos picos de Chicago, mas com cautela, tendo em mãos a maior parte da sua produção para comercializar aos poucos. A expectativa para o mercado fica na espera para a divulgação do próximo relatório do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos no começo de agosto.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
João Batista Olivi e Juliana Ibanhes
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário