DA REDAÇÃO: Colheita de batata tem início na região de Vargem Grande do Sul com baixos preços para o produtor

Publicado em 19/07/2011 12:08 e atualizado em 19/07/2011 14:29 633 exibições
Batata: Começa colheita em Vargem Grande do Sul - SP com preços bem abaixo do esperado pelo produtor. Tendência é de melhora das cotações somente a partir de agosto.
A colheita de batata se antecipa na região de Vargem Grande do Sul com preços bem abaixo do esperado pelo produtor. Os valores da saca hoje, em torno de  15 a 17 reais, não são suficientes para cobrir os custos de produção dos bataticultores. "A pressão vem da colheita que também acontece em outras áreas", comenta o presidente da ABVGS, Associação dos Bataticultores de Vargem Grande do Sul, Lenoir dos Santos. Segundo ele, os preços ideias para rentabilizar a produção seriam em torno de 35 a  40 reais por saca.

A produtividade é boa na região porém, a qualidade do produto não corresponde às expectativas "a qualidade está de média para boa neste início de colheita", comenta. A situação deve começar a melhorar, tanto para a questão da qualidade do produto quanto para os preços a partir de agosto.

Mesmo com a alta produtividade prevista para este ano, que deve ser atingir cerca de 800 a 850 sacas por hectare, e com o aumento da área plantada no período, fator que indica que a oferta será maior, Lenoir aposta em um cenário mais positivo para os produtores neste segundo semestre.

Por:
Aleksander Horta e Marília Pozzer
Fonte:
Notícias Agrícolas

0 comentário