DA REDAÇÃO: Bons preços do milho safrinha podem se manter até dezembro

Publicado em 19/07/2011 13:52 e atualizado em 19/07/2011 16:56 395 exibições
Milho: 75% da safrinha de Sorriso (MT) está colhida e é embarcada imediatamente por conta das vendas antecipadas. Perda por conta das geadas no Centro-Sul do Brasil deve garantir novas altas para o milho até dezembro.
A cotação em alta do milho safrinha, na faixa dos R$ 17 reais por saca em Sorriso (MT), traz dúvidas aos produtores. Os agricultres estão entre aproveitar os preços atuais ou aguardar até dezembro, quando os estoques diminuem e pode haver escassez do grão no mercado, que, neste ano deverá ser acentuada pelas perdas ocasionadas pelas geadas no Sul do país.

Porém, seja qual for a escolha do agricultor, em Sorriso, os mecanismos de estocagem serão suficientes e eficientes, pois houve venda antecipada de milho desta safrinha. "À medida que foi colhendo, já foi saindo...Já temos 75% da produção comercializada”, conta Élson Pozzobon, produtor rural do município matogrossense. A safra de soja também teve boa vazão, devido aos preços altos.

No município, foram plantados 250 mil hectares de milho e 75% dessa área já foi colhida. Entretanto, 30% da produção total foi plantada fora da janela ideal (até 20 de fevereiro), e com isso a safra do município pode registrar uma perda considerável. “Devemos perder entre 20 e 25%, cerca de 400 mil sacas a menos”, estima Pozzobon.

Em comparação com a safra de 2010, o volume da safra 2011 de Sorriso foi inferior, embora tenha sido plantada a mesma área. Mas, os atuais preços altos do milho acabaram compensando as perdas de produtividade.

Por:
João Batista Olivi e Fernanda Cruz
Fonte:
Notícias Agrícolas

0 comentário