DA REDAÇÃO: Futuro dos preços do milho no Brasil depende do direcionamento dos traders para abastecimento interno ou exportação

Publicado em 20/07/2011 14:03 e atualizado em 20/07/2011 18:21
Milho: mercado pressionado na BM&F nesta quarta-feira não reflete colheita atrasada e perda de qualidade no campo. Exportações precisam diminuir para não haver déficit no abastecimento interno e alta abusiva para consumidores do cereal.

Diante do mercado internacional extremamente volátil com a situação adversa para o clima nos Estados Unidos, o produtor brasileiro de milho safrinha vive momento de expectativa para o futuro dos preços para completar sua meta em exportação e mercado interno. Apesar das perdas por conta da estiagem em março e geadas em meados de junho, o que é colhido em boa e má qualidade pode ser suficiente para regular o mercado.

Sebastião Gulla, consultor de mercado, lembra que em 2010 o Governo precisou utilizar ferramentas de ajuda para o escoamento de um volume parado da produção brasileira, destinando mais de 11 milhões de toneladas dos estoques para a exportação. Ao mesmo tempo, balizou os preços para os consumidores do produto.

Em 2011, a situação está invertida e, do que está sendo colhido da cultura da safrinha, é questão para o abastecimento interno e o cumprimento das exportações, em momento de escassez mundial e atenção para com a produção norte-americana.

Da indústria produtora de aves e suínos, a tendência de alta futura para o grão, traz cautela e muitas compram à prazo, mas os prejuízos da cadeia refletem barrigada nos pagamentos. Porém, há reporte para crescimento de até 5% do setor exportador da carne de frango.

Gulla explica que o mercado interno ainda aguarda um posicionamento dos trades que compraram o milho no mercado futuro, de olho nas cotações de Chicago. Ou seja, houve a antecipação das compras para o recebimento agora, ao mesmo tempo, travando preços na CBOT, capaz de recomprar o produto em preços ao patamar depois das quedas recentes.

Assim, é possível perceber que o temor pela falta de cereal no Brasil faz o mercado interno ser mais vantajoso do que as exportações este ano. Apesar da demanda internacional, a expectativa para o futuro dos preços e abastecimento que pode ser menor entre dezembro e janeiro próximos, dependerá de uma série de fatores internos de redirecionamento da produção, afirma Gulla.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
João Batista Olivi e Juliana Ibanhes
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário