DA REDAÇÃO: Falta de mão de obra atrasa a colheita de café no Espírito Santo

Publicado em 26/07/2011 14:10 e atualizado em 26/07/2011 18:12
Café: conillon se recupera em Londres nesta terça-feira, mas no Brasil preço cai com entrada da safra do Espírito Santo. Colheita brasileira tem atraso de 30 dias e perda na produtividade por conta da exigência trabalhista nos cafezais.
Em Jaguaré (ES), cafeicultores retardam a colheita por cerca de um mês, devido à falta de mão de obra. Com o atraso, o grão perdeu qualidade, principalmente durante os últimos 15 dias em que foi colhido e houve entrada de broca no café.

De acordo com Giovanni Sossai, presidente do Sindicato Rural de Jaguaré, a cada ano, os produtores vêm tendo mais dificuldades em contratar. A migração de trabalhadores do sul da Bahia em direção ao norte do Espírito Santo, antes comum em épocas de colheita, caiu. A explicação estaria no aumento da plantação de café nessa região baiana.

Outra situação que tem tirado esses apanhadores do trabalho no campo são os benefícios concedidos pelo governo, como o bolsa família e o bolsa escola. Há relatos de casos no sul da Bahia, em que as pessoas se recusam a assinar a carteira de trabalho para não perder o dinheiro desses auxílios.

A norma regulamentadora - NR31, da legislação trabalhista, que contem 251 itens a serem cumpridos, também prejudica a contratação da mão de obra. Segundo Sossai, essas exigências oneram muito o produtor rural que, de acordo dados da Universidade Federal de Lavras e o do CIM (Centro de Inteligência em Mercados), gasta com encargos trabalhistas o correspondente a 9% do valor da saca de café.

A NR31 é, além disso, tão exigente que nenhum produtor rural teria condições de cumpri-la na íntegra.  Cientes disso, os fiscais têm verificado apenas alguns itens, como carteira assinada, banheiro, transporte, luvas e local coberto para alimentação.

Para Sossai, a solução dessa problemática seria alterar a legislação, de modo a garantir a renda e segurança dos trabalhadores, mas de uma forma que também não prejudique os agricultores.
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
João Batista Olivi e Fernanda Cruz
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário