DA REDAÇÃO: Clima e incerteza econômica dos Estados Unidos influenciam as cotações em Chicago

Publicado em 27/07/2011 18:50 e atualizado em 27/07/2011 20:08 435 exibições
Grãos: trigo puxa milho e quarta-feira é de alta em Chicago. Soja cai com clima favorecendo desenvolvimento do grão nos Estados Unidos. Governo americano decide amanhã (28) sobre aumento da dívida.

A incerteza climática sobre as lavouras de trigo nos Estados Unidos fizeram os investidores de mercado comprar o cereal em substituição ao milho para produção da ração animal e ambas cotações encerraram a quarta-feira em forte alta na Bolsa de Chicago. Já a soja sente o temor sobre a crise financeira norte-americana, somada a melhor climática para o desenvolvimento do grão no Corn Belt e perde na CBOT.

Segundo Flávio Oliveira, operador de mesa da Terra Futuros, o mercado do complexo dos grãos vive um momento em que não mais somente as previsões climáticas influenciam nos preços futuros, como o cenário macroeconômico financeiro balança as negociações em bolsa.

A expectativa fica então para esta quinta-feira (28), quando enfim o Congresso norte-americano deverá decidir sobre o aumento da dívida dos Estados Unidos. Caso contrário, haverá calote na dívida (treasuries).

No Brasil, ainda há divergência sobre a produtividade a ser colhida na safrinha de milho do país, mas o cenário, por enquanto, é estável.

Por:
João Batista Olivi e Juliana Ibanhes
Fonte:
Notícias Agrícolas

0 comentário