DA REDAÇÃO: Safra de café do próximo ano pode ser prejudicada com geadas em Minas Gerais

Publicado em 05/08/2011 14:17 e atualizado em 05/08/2011 17:28 643 exibições
Geada: cafeicultores de Guaxupé (MG) acordam desanimados ao ver estrago da geada sobre as plantas. Em ano de recuperação de preços e expectativa de aumento na produção da próxima safra, produtores terão que esperar mais por renda.
Cafeicultores desanimam com geada em Guaxupé, Minas Gerais. Eles esperavam uma boa safra no próximo ano, mas, com a atual intempérie, as plantas de café podem ter seus botões florais queimados, o que comprometeria a colheita de 2012. A geada atingiu o saiote do café, as pontas dos galhos mais novos e as folhas, que ficaram escuras.

O processo de floração já estava adiantado, por isso não há como determinar os efeitos exatos para o botão floral, por enquanto. É preciso aguardar uma melhor avaliação, pois as conseqüências do frio sobre a lavoura só poderão ser vistas após um dia, conforme explicação de Lúcio Dias, Superintendente Comercial da Cooxupé.

Ele não se lembra de ter visto uma geada com essa proporção durante a época do ano em que ocorreu. Uma análise mais apurada sobre os estragos será possível apenas a partir de segunda-feira.

Por:
João Batista Olivi e Fernanda Cruz
Fonte:
Notícias Agrícolas

0 comentário