DA REDAÇÃO: Oferta se equilibra com demanda para impulsionar alta de preços para o produtor

Publicado em 16/08/2011 11:28 e atualizado em 16/08/2011 15:07
Mandioca: equilíbrio entre oferta e demanda eleva o preço da raiz para os produtores. Mesmo com melhora no cenário, produtores devem substituir área da próxima safra por grãos.

Desde a última semana, o mercado da mandioca vem conseguindo se recuperar já que o equilíbrio entre a oferta e a demanda eleva os preços da raiz para os produtores. Segundo levantamento do Cepea, a colheita da hortifruti de segundo ciclo se intensifica, mas sem excedentes para o mercado.

O pesquisador Fábio Isaias Felipe explica que a menor oferta está refletida no preço acima de R$ 200,00 por tonelada. Ainda pressionada para a alta, a expectativa é para que até meados de setembro a oferta curta se regule a bons preços.

Para a safra 2011/12, a tendência é de redução na área plantada já que a alta nas cotações dos grãos no mercado internacional estimula a substituição da área no Brasil. Fatores internos como aumento no custo da mão-de-obra e perda de por conta das geadas nas regiões produtoras também contribuem para a decisão do produtor em plantar menos mandioca nesta temporada.

Na indústria, a fécula da raiz tem sido demanda, mas o repasse dos preços para o agricultor ainda é muito pequeno.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Ana Paula Pereira e Juliana Ibanhes
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário