DA REDAÇÃO: Soja se recupera em Chicago com calma na macroeconomia e queda do dólar nesta quarta-feira

Publicado em 17/08/2011 13:25 e atualizado em 17/08/2011 16:51
Grãos: calma sobre pânico no mercado financeiro e queda do dólar recuperam perdas em Chicago nesta quarta-feira. Cenário climático é fundamental para suportar preços no curto prazo. La Niña ameaça produção da América do Sul.

Com o mercado financeiro esboçando calma nesta quarta- feira (17) e o dólar recuando, a volatilidade dos fundamentos climáticos volta a influenciar forte na cotação do complexo de grãos na Bolsa de Chicago. A soja dos Estados Unidos que tem o período de desenvolvimento dos grãos em agosto ganha mais de 2 dígitos nos principais vencimentos, se recuperando das quedas recentes, enquanto que o milho realiza lucros após as fortes altas dos últimos dias.

Para Glauco Monte, consultor da FCStone, este é o típico dia em que o sojicultor brasileiro precisa avaliar sua relação de custos e lucros para fixar vendas no mercado futuro. É importante não esquecer que a crise financeira na Zona do Euro ainda é indefinida para o futuro da economia mundial e o risco de uma recessão põe em “xeque” também o futuro da demanda.

Diante dos levantamentos sobre quebra na produção de grãos nos países produtores do mundo, a consultoria alemã Oil Word estima que o fenômeno climático La Niña pode atrapalhar o desenvolvimento das safras de verão do Brasil e da Argentina já a partir de outubro. O centro-oeste brasileiro já enfrenta um longo período de seca nessa época do ano.

Monte afirma que a projeção da consultoria é apenas um alerta de que as mudanças climáticas, assim como já vem influenciando, pode atrapalhar mais a produção mundial da agricultura que é uma empresa à céu aberto. Assim, notícias como esta dão ainda mais embasamento e suporte para novas altas no complexo de grãos nas bolsas internacionais.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
João Batista Olivi e Juliana Ibanhes
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário