DA REDAÇÃO: Preço médio do leite segue firme com clima adverso para captação no sul do país

Publicado em 01/09/2011 11:17 e atualizado em 01/09/2011 14:53
Leite: Mercado segue estável com desaceleração de oferta devido à entressafra e a leve quebra na produção no Sul do país afetada, principalmente, por problemas climáticos. Somente em agosto houve valorização de 18% para o produtor e previsão é de que os preços permaneçam estáveis.
A oferta de leite que ficou relativamente estável em julho, em função do clima desfavorável no Sul e também à entressafra no Sudeste e Centro-Oeste, sustentou os preços em agosto.

Segundo a pesquisadora do Cepea, Aline Barroso Ferro, o valor médio pago aos produtores em agosto teve leve aumento de 0,6% frente ao pagamento de julho. O valor foi 18% superior ao do mesmo período do ano passado. O motivo para o menor ritmo de aumento foi o clima desfavorável na região (geadas e frio intenso), que prejudicou a produção de pastagens.

Ainda de acordo com a pesquisadora, os custos dos insumos teve um considerável aumento no período de junho de 2010 ao mesmo mês de 2011. O farelo de soja apresentou uma elevação de 15% e o milho de 50% no período. "Isso acaba pesando bastante nos custos da atividade leiteira, visto que a alimentação concentrada, formada basicamente por esses dois itens, chega a representar cerca de 40% do custo do produtor", comenta.

Para o próximo mês, a maioria dos agentes entrevistados pelo Cepea esperam estabilidade para os preços. A oferta deve ficar estável no sudeste e centro-oeste, em função do período de entressafra. "Já a oferta no sul depende um pouco do clima em cada estado", conclui.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Ana Paula Pereira e Marília Pozzer
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário