DA REDAÇÃO: Mercosoja 2011 reúne especialistas de toda a América do Sul na Argentina

Publicado em 13/09/2011 13:58 e atualizado em 13/09/2011 17:08 415 exibições
Soja: Argentina sediará Mercosoja 2011, importante congresso que discutirá mercado da oleaginosa como um todo. Aprosoja representa sojicultores brasileiros com perspectivas e novidades do país para produção da América do Sul.
Congresso sobre soja voltado para o Mercosul, o Mercosoja 2011, começa nesta terça-feira (14) em Rosário, Argentina. Além da participação da Aprosoja, 50 especialistas estrangeiros discutirão diversos assuntos ligados à oleaginosa. Representantes de todos os países produtores da América do Sul irão debater questões importantes para a sojicultura.

Glauber Silveira, presidente da Aprosoja, embarca nesta quarta-feira (14) à Argentina para tratar do tema “biotecnologia” durante o Congresso. “Essa questão é muito importante a nível mundial, há uma grande preocupação com relação à transgenia”, diz.

O lançamento da soja transgênica da Monsanto, o milho transgênico sofrendo recusa de alguns países compradores, são assuntos que preocupam os produtores e devem ser levantados no Congresso.

Outro fórum importante que ocorre também neste ano, o Fórum da soja Ásia-Mercosul, tem importância crucial para o Brasil, pois a produção brasileira é sustentada pela compra chinesa. “Se tirasse a China (como importadora) do Brasil, ficaria inviável produzir soja”, diz Glauber.

Em novembro, a entidade assina um protocolo com o governo chinês. Trata-se de um acordo de cooperação, que busca investir na logística brasileira: portos, estradas e modal de transporte para minimizar os custos de importação da soja brasileira.

Por:
João Batista Olivi e Fernanda Cruz
Fonte:
Notícias Agrícolas

0 comentário