DA REDAÇÃO: Retomada dos preços dos grãos só deve acontecer quando fundamentos voltarem a valer

Publicado em 27/09/2011 13:37 e atualizado em 27/09/2011 17:14
Grãos: mercados se recuperam em Chicago nesta terça-feira, com esperança de ajuda dos bancos à economia da Grécia. Analista alerta para gravidade da crise na macroeconomia, onde fundamento de estoque baixo só deve voltar a operar no longo prazo.
Quedas recentes do mercado de grãos não foram baseadas nos fundamentos, conforme explica o analista da RJ O'Brien Pedro Dejneka. “A semana passada foi uma situação de pânico; os fundamentos não importavam para o mercado”, diz.

A crise financeira européia prevaleceu e ainda preocupa, pois, para ele, deve demorar muito a terminar. Por isso, somente quando os fundamentos voltarem a valer é que será possível uma retomada de preços. “Vai precisar de muita notícia boa para sustentar esse mercado”.

Embora as expectativas para o próximo relatório do USDA (Departamento de Agricultura Dos Estados Unidos), que sai nesta sexta-feira (30), apontem para uma previsão altista, “tudo pode acontecer”, alerta o analista. Caso chegue um relatório pessimista, aqueles produtores que não venderam durante o último “pânico” do mercado deveriam aproveitar agora, na opinião de Dejneka.

Mesmo com a queda registrada pelo dólar, comparando-se com as cotações do mês de Setembro, o câmbio ainda está alto e, ainda sim, compensa a exportação. Esses produtores precisam vender, mas sem se transformar em “Day Trader”, operador que negocia diariamente. “Seria perigoso”, diz Dejneka.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
João Batista Olivi e Fernanda Cruz
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário