DA REDAÇÃO: Retomada dos preços dos grãos só deve acontecer quando fundamentos voltarem a valer

Publicado em 27/09/2011 13:37 e atualizado em 27/09/2011 17:14 452 exibições
Grãos: mercados se recuperam em Chicago nesta terça-feira, com esperança de ajuda dos bancos à economia da Grécia. Analista alerta para gravidade da crise na macroeconomia, onde fundamento de estoque baixo só deve voltar a operar no longo prazo.
Quedas recentes do mercado de grãos não foram baseadas nos fundamentos, conforme explica o analista da RJ O'Brien Pedro Dejneka. “A semana passada foi uma situação de pânico; os fundamentos não importavam para o mercado”, diz.

A crise financeira européia prevaleceu e ainda preocupa, pois, para ele, deve demorar muito a terminar. Por isso, somente quando os fundamentos voltarem a valer é que será possível uma retomada de preços. “Vai precisar de muita notícia boa para sustentar esse mercado”.

Embora as expectativas para o próximo relatório do USDA (Departamento de Agricultura Dos Estados Unidos), que sai nesta sexta-feira (30), apontem para uma previsão altista, “tudo pode acontecer”, alerta o analista. Caso chegue um relatório pessimista, aqueles produtores que não venderam durante o último “pânico” do mercado deveriam aproveitar agora, na opinião de Dejneka.

Mesmo com a queda registrada pelo dólar, comparando-se com as cotações do mês de Setembro, o câmbio ainda está alto e, ainda sim, compensa a exportação. Esses produtores precisam vender, mas sem se transformar em “Day Trader”, operador que negocia diariamente. “Seria perigoso”, diz Dejneka.

Por:
João Batista Olivi e Fernanda Cruz
Fonte:
Notícias Agrícolas

0 comentário