DA REDAÇÃO: Chuvas previstas para a próxima semana podem favorecer início da florada em algumas regiões de Minas Gerais

Publicado em 06/10/2011 13:46 e atualizado em 06/10/2011 17:39
Café: chuvas da última semana favorecem início da florada em algumas regiões de Minas Gerais, mas não recupera em 100% danos causados pela severa estiagem dos últimos meses. Situação compromete produtividade da safra de 2012.
Os bons volumes de chuvas previstos para a próxima semana em algumas regiões cafeeiras de Minas Gerais devem estimular a abertura de novas floradas e determinar o potencial produtivo das lavouras. Porém, se as chuvas não se confirmarem, os baixos teores de umidade do solo devem provocar abortamento dos botões florais,  diminuindo, consideravelmente, a produtividade.

Para produção da próxima safra, as chuvas ocorridas no início de setembro em algumas regiões de Minas Gerais, provocaram a abertura de vários botões florais, contudo, como não foram registradas mais chuvas ao longo dos últimos dias, muitos deles foram abortados, o que não significa perdas à cafeicultura.

Para o consultor da Cooparaíso, Cesar Candiano, com as previsões de chuvas para a região mineira na próxima semana, há condições para a recuperação das floradas, mas, não de forma completa . "De um modo geral, vai ser uma safra grande em função da bianualidade do café, mas, deve haver algumas quedas... em função do estresse hídrico acentuado e altas temperaturas", completa.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
João Batista Olivi e Marília Pozzer
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário