DA REDAÇÃO: Mercado do boi gordo segue com poucos negócios e escalas mais alongadas com o feriado

Publicado em 11/10/2011 13:04 e atualizado em 11/10/2011 14:31
Boi: Operador prevê redução na oferta de animais terminados já a partir de novembro. E o estado mais beneficiado com alta nos preços será Goiás, que hoje sofre pressão pela concentração de venda dos bois confinados.
Feriado desta quarta-feira, dia 12, alonga artificialmente as escalas da maior parte dos frigoríficos brasileiros. Um dia a menos na semana reduziu o número de negócios e os preços se mantém mais estáveis na maioria das praças pecuárias. Em São Paulo a referência segue em R$96,00/@ a R$98,00/@, à vista.

Segundo o operador de mercado da IterBolsa, Caito Quagliato, a oferta é o fator que deve ditar o tom do mercado daqui para frente. A recomendação é de que o pecuarista se atente para quanto o frigorífico está pagando pelo boi e quanto ele está recebendo pela carne. "A oferta tem que ser um pouco mais restrita para que o frigorífico consiga vender a carne um pouco melhor e repassar a margem para o pecuarista", alerta.

Aliado à menor oferta, se as exportações também se mantiverem firmes, o mercado interno deve ficar mais enxuto, favorecendo o cenário mais positivo para os preços no curto e médio prazo. Nos últimos meses, os embarques brasileiros de carne estão mais consolidados com a alta do dólar e com o maior suporte à demanda chilena, já as vendas do Paraguai foram interrompidas para aquele país em função da detecção do foco de aftosa.

De acordo com o operador, os preços podem reagir em meados de novembro. Neste ano, com a falta das chuvas no últimos meses, a formação dos pastos e a engorda de bois deve ser um pouco mais tardia. "A chuva demorou para vir e a seca foi muito intensa. O pasto vai demorar um pouco mais para se formar. Aí a gente pode ter um vácuo de oferta, e o boi ofertado vai ser aquele mais pesado que está em um semi confinamento", diz. Este vácuo entre a oferta de boi confinado e boi de pasto, pode nortear a reação dos preços.

Em Goiás, por exemplo, maior região de confinamento do país, e onde se encontra mais facilidade para comprar boiadas na entressafra, deve ser o estado mais beneficiado com alta nos preços, que hoje sofre pressão pela concentração de venda dos bois confinados.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Aleksander Horta e Marília Pozzer
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário