DA REDAÇÃO: Incerteza na macroeconomia marca segunda-feira de realização de lucros para os grãos em Chicago

Publicado em 17/10/2011 12:30 e atualizado em 17/10/2011 17:14
Grãos: sem solução para crise nos países da Zona do Euro, mercados realizam lucros nesta segunda-feira em Chicago. Incerteza na macroeconomia mantém volatilidade dos pregões, mas fundamento de estoques apertados podem recuperar preços no médio e longo prazo.

 

As bolsas internacionais operam em leve baixa nesta segunda-feira (17) após mais uma reunião do G20 não encontrar solução para a crise financeira em países da Zona do Euro. A incerteza sobre a macroeconomia faz muitos investidores trabalharem em movimento de realização de lucros no complexo de grãos na Bolsa de Chicago, depois de cinco pregões em alta.

Segundo Steve Cachia, analista da Cerealpar, as economias continuam temendo uma recessão mundial enquanto não houver uma solução concreta para os problemas na Europa. Diante disso, muita volatilidade no curto prazo ainda é esperada para as operações em bolsas financeiras pelo mundo.

Além da situação financeira, a soja e o milho sentem a pressão sazonal de avanço na colheita da safra dos Estados Unidos. O clima favorável permite que os trabalhos continuem e, apesar da quebra estimada pelo Departamento de Agricultura, o país colherá uma grande safra.

Por outro lado, mesmo com a sensação de disponibilidade favorável de grãos, o fundamento de estoques apertados americano e mundial é concreto e deve impulsionar uma recuperação nos preços no médio e longo prazo, ou até a virada e o começo do próximo ano. Mas Cachia só confirma a afirmação caso haja uma solução para os problemas econômicos do mundo.

No Brasil, as regiões produtoras também conseguem avançar com a semeadura dos grãos da safra 2011/12, de acordo com um clima favorável para o plantio.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
João Batista Olivi e Juliana Ibanhes
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário