DA REDAÇÃO: Menor oferta mantém em alta preços para produtor de mandioca

Publicado em 24/10/2011 11:41
Mandioca: Redução na oferta mantém preços firmes e produtor segura colheita na aposta de mais altas. Em Nova Esperança (RS) clima colaborou e plantio da próxima safra foi finalizado com êxito. Cenário é de preços remuneradores, mesmo com melhora na oferta.
A redução na oferta de raiz de segundo ciclo mantém o cenário altista para os preços da mandioca. Desde junho, produtor da cultura encontra mercado favorável com preços na faixa dos R$240/tonelada. Na semana anterior, o acréscimo foi de 2,5% em relação à semana do dia 14, segundo o pesquisador do Cepea, Fábio Isaias Felipe.

Os preços da mandioca também são sustentados pela menor área plantada em 2010, pela queda na produtividade de algumas regiões e pelo produtor que ainda segura a hortifruti na aposta de melhores preços. No entanto, segundo Felipe, em outubro o principal fator responsável pela retração na oferta foi o clima que afetou a qualidade da mandioca em algumas regiões. 

Em Nova Esperança (PR) o plantio de mandioca iniciado em maio já foi finalizado. De acordo com o vice-presidente da ABAM (Associação Brasileira dos Produtores de Amido de Mandioca), Eduardo Pasquini, o clima colaborou com a semeadura e produtor teve tempo para preparar o solo e investir na cultura.

Segundo Pasquini, a entressafra da mandioca é um período remunerador para o produtor e somente em janeiro os preços devem sofrer variação. No entanto, a expectativa é de cenário altista para a mandioca mesmo com melhora na oferta.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Ana Paula Pereira
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário