DA REDAÇÃO: Chuva de granizo atinge milho safrinha em Toledo/PR

Publicado em 31/10/2011 12:51 e atualizado em 31/10/2011 14:20 393 exibições
Em Toledo a queda de granizo trouxe perdas para as lavouras "do cedo". Ainda há prazo para o replantio da soja, mas a perda da janela para a safrinha do milho já está configurada nesta região do Oeste do Paraná.
A extensão do prejuízo em Toledo, Paraná, com a chuva de granizo do último sábado (29) ainda não pode ser mensurada. Mas, de acordo com Nelson Paludo, presidente do sindicato rural da cidade, as áreas de lavouras do milho safrinha terão de fazer o replantio. “Ainda está em época de recuperar, se fosse num estágio mais avançado a cultura estaria perdida”, diz ele. Nessa região, porém, o produtor perderá a janela do milho safrinha para o próximo ano.
 
Problemas climáticos como esse levantam questões como o atraso na liberação do seguro. Segundo Paludo, quando os produtores recomeçam o plantio e há atraso, ficam numa situação de indefinição e insegurança enquanto a lavoura germina. “Por isso, a liberação na hora correta é muito importante para o produtor, porque ele está trabalhando com segurança”, afirma.
Por:
João Batista Olivi e Fernanda Cruz
Fonte:
Notícias Agrícolas

0 comentário