DA REDAÇÃO: Em Jataí (GO), produtor investe em tecnologias e plantio de soja deve ser finalizado na próxima semana

Publicado em 01/11/2011 10:23 e atualizado em 01/11/2011 11:49
Soja: Plantio de 240 mil hectares de soja no Sudoeste Goiano deverá ser finalizado na próxima semana. Há 10 anos, produtor da região tem aumentado área com milho safrinha, investido em tecnologia e produtividade deve chegar as 100 sacas/hectare. Cerca de 70% da produção já foi comercializada.
Plantio de soja em Jataí (GO) deve ser finalizado na próxima semana. Segundo o Vice-Presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), Mozart Carvalho de Assis, o plantio na cidade normalmente tem início mais cedo em relação a demais áreas do país. “Cerca de 80% da oleaginosa aqui em Jataí já foi plantada. Em relação ao ano anterior, houve uma manutenção na área de 240 mil hectares de soja”, afirma. O município é o maior produtor de grãos do Estado.

Nos últimos dez anos o plantio de milho safrinha também tem se intensificado na região. A produtividade passou das 80 sacas por hectare para 100 sacas/hectare. De acordo com Assis, o produtor na região tem investido em tecnologias, fazendo a adubação antecipada e possibilitando aumento em produtividade. “Na medida em que o produtor planta mais cedo, a produtividade tende a aumentar também”, esclarece o representante da Faeg.

A área plantada com milho de primeira safra na região dobrou de tamanho. Os preços atrativos e a demanda aquecida têm tornado a cultura cada vez mais atrativa. No entanto, Segundo Assis, um dos fatores determinantes para avanço da área é a conscientização do produtor sobre a necessidade de se realizar rotação do plantio, a fim de melhorar as condições do solo e prevenir de forma mais eficaz doenças no solo.

Comercialização

Cerca de 60% da safra 2011/2012 na região de Jataí já foi negociada pelo produtor. “As oportunidades foram boas e o produtor esteve atendo ao mercado. Sempre há risco dos preços da soja ou até milho do milho caírem, então o produtor que vende antecipadamente garante seu lucro”, garante Assis.

Escoamento

 O escoamento dos grãos na região de Jataí (GO) ainda é um desafio para o produtor. De acordo com Assis, as estradas do Sudoeste do Estado estão abandonadas e quando chega à época da colheita “é um Deus nos acuda”. Para o entrevistado, o Estado não tem dado a devida importância para as estradas da região.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Ana Paula Pereira
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário