DA REDAÇÃO: Referendo na Grécia deixa mercado financeiro de mau humor e pressiona preços em Chicago

Publicado em 01/11/2011 12:34 e atualizado em 01/11/2011 16:24
Grãos: referendo na Grécia deixa mercado financeiro de mau humor e pressiona agrícolas nesta terça-feira em Chicago. Pacote de austeridade vai para decisão popular e incerteza continua sobre a macroeconomia, provocando muito volatilidade nos próximos dias.
A volta do mau humor no mercado financeiro com os novos rumos para a resolução da crise da Grécia pressiona os preços dos grãos em Chicago nesta terça-feira, 01. A notícia de que o primeiro ministro grego George Papandreou deve colocar o resgate do país em um referendo traz preocupação aos investidores.

Na Bolsa de Chicago, os contratos de maior liquidez para a soja já operam abaixo do patamar dos US$ 12 por bushel. As perdas superaram os 20 pontos nos principais vencimentos da oleaginosa. De acordo com o analista de mercado da RJO'Brien,Pedro Dejneka, os preços poderiam estar  ainda baixos se não fosse o suporte positivo do campo fundamental.

Segundo Dejneka, o pedido de concordata na justiça de Nova York de uma das maiores corretoras dos Estados Unidos, a MF Global Holdings e sua subsidiária financeira, MF Global Finance USA Inc., também contribui para a pressão do mercado agrícola de hoje. A empresa teria alta exposição a títulos de dívida da Europa e, portanto, os negócios com as ações da corretora foram suspensos. "O problema hoje não é a Grécia em si, são os bancos que tem exposição a derivativos dentro da Europa", enfatiza.

Para o analista, a volatilidade deve predominar nos próximos dias com as incertezas do cenário macroeconômico. "Não tem nada definido. O cenário financeiro está em pânico mas, ao mesmo tempo, é hora de ter calma". O mercado segue também na expectativa do relatório de Oferta e Demanda do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA, sigla em inglês), que deve ser divulgado no próximo dia 9.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
João Batista Olivi e Marília Pozzer
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário