DA REDAÇÃO: Sojicultores de Mato Grosso avançam com plantio e programam janela da safrinha de milho

Publicado em 03/11/2011 12:46 e atualizado em 03/11/2011 15:32
Soja: chineses tentam comprar nas baixas, mas produtores recuam nas vendas, esperando o melhor cenário. No Brasil, sojicultores aproveitam antecipação das chuvas para plantio primeira safra e programar janela da safrinha de milho. Oleaginosa tem mais liquidez no mercado atualmente.
Com condições climáticas favoráveis, o plantio de soja da safra 2011/12 de Mato Grosso avança e indica que os trabalhos estão adiantados em relação à mesma época do ano passado, quando as atividades começaram lentamente pela falta de chuva. O plantio avançado da soja em todo o estado do Mato Grosso deve garantir janela exata para o cultivo do milho safrinha a partir de janeiro. A cultura de inverno do grão depende da colheita da soja para ceder lugar ao plantio do cereal.

Segundo o diretor da Centrogrãos, João Birkhan, a nova safra deve contar com um aumento de 15% para a área do milho em relação ao ano passado. E contrapartida, a oleaginosa tem mais liquidez no mercado atualmente e vale 2,4% a mais que o milho.

Há expectativa de que a saca do milho safrinha seja vendida a R$ 15 por saca de 60 kg no município de Sorriso-MT. A soja hoje é comercializada a até R$ 36/ saca na região. De acordo com Birkhan, ambos os preços remuneram a produção, porém é provável que os produtores retardem a comercialização da safra à espera de preços ainda melhores.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
João Batista Olivi e Marília Pozzer
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário