DA REDAÇÃO: Japão volta às compras e preços do frango apresentam recuperação

Publicado em 08/11/2011 11:20 e atualizado em 08/11/2011 12:34
Frango: equilíbrio entre oferta e demanda melhora preços pagos ao produtor. Exportações de pedaços nobres também favorecem avicultor que vê seus custos de produção 30% maiores do que em 2010. Tendência é de preços firmes até o fim do ano.
Novembro começa de forma positiva para o avicultor que finalmente consegue atingir o mesmo patamar dos preços pagos em 2010. A melhora é consequência de um maior equilíbrio entre oferta e demanda, de um enxugamento do mercado brasileiro devido a uma recuperação nas exportações de peças nobres ao Japão e do aumento do consumo interno com a proximidade do final de ano, segundo informações do presidente da Associação Paulista de Avicultura (APA), Érico Pozzer.

“A expectativa é que as exportações não cresçam muito devido às crises no mundo, principalmente na Europa, mas temos surpresas boas, como compras de países africanos e da Venezuela e da volta do Japão ao mercado”, explica Pozzer.

De acordo com o presidente, a maior dificuldade do setor tem sido os altos custos de produção, que em relação ao ano passado aumentaram cerca de 30% puxado, principalmente, pelo milho. “A aposta do avicultor para 2012 é de retração nos preços do milho, pois o plantio da próxima safra tem sido muito bom, e de não aumentar a produção de frangos e assim ter mais estabilidade nos preços”, afirma.

No entanto, Pozzer afirma que o grande desafio para o próximo ano é discutir o lucro do varejista, que em alguns casos tem chegado aos 70%, sem repasse para o produtor. O presidente explica que se a margem do varejista fosse menor, o consumo do frango seria maior e toda a cadeia seria beneficiada.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Ana Paula Pereira
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário