DA REDAÇÃO: Próxima safra de maçã terá melhora na qualidade e maior volume ofertado. Demanda também segue aquecida

Publicado em 09/11/2011 15:59 e atualizado em 09/11/2011 18:01
Maçã: Safra 2011/2012 deve ser colhida a partir de janeiro com qualidade e volume ofertado maior, graças à colaboração do clima. Mercado segue aquecido e tendência é de preços firmes para o produtor com chegada do verão.
A safra 2011/2012 de maçã deve apresentar maior qualidade e maior volume ofertado no mercado também, devido ao clima, que colaborou este ano. Na última safra, o movimento inverso da natureza comprometeu muito a qualidade da maçã produzida, levando produtores a enviar 73% a mais da fruta para as indústrias em relação à safra 2009/2010.

O produtor que precisou enviar sua maçã para indústria sentiu grande diferença em sua rentabilidade, isso por que, do lado oposto, o produtor que ofertou maçã para mesa conseguiu obter melhores preços diante da escassez de oferta.

De acordo com a analista de mercado do Cepea, Natália Salaro Grigol, a maçã Fuji terá um maior volume nesta safra, já para a do tipo Gala, ainda não é possível avaliar como será o volume, pois durante o mês de outubro fenômenos com frutos abortando comprometeram a produtividade.
Para esta safra, o produtor também deve diminuir a área plantada com a fruta, a fim de aumentar sua rentabilidade, explica Natália.

Mercado externo

A menor qualidade da fruta brasileira fez com que as importações da Argentina, principal fornecedora de maçã para o mercado brasileiro, enviasse um volume 62% maior do que o observado em 2010 até outubro.

Na Europa, problemas climáticos prejudicaram a qualidade da maçã e volume enviado à indústria deverá ser maior, o que, consequentemente, baixará o preço do suco da fruta produzido no continente.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Ana Paula Pereira
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário