DA REDAÇÃO: Crise de confiança com problemas da Europa faz especuladores liquidar fundos

Publicado em 21/11/2011 12:31 e atualizado em 21/11/2011 14:47
Preocupação com crise na Europa e sinais de problemas com a receita dos EUA, dólar segue com força e, por consequência, pressiona mercado de commodities. Produtor brasileiro deve ter cautela à espera de melhores preços para venda parcial de sua produção.
Os especuladores têm liquidado seus contratos de commodities em busca de investimentos mais seguros (teoricamente) como dólar. Na semana passada, a soja, por exemplo, caiu de 45 mil contratos para 24 mil, totalizando mais de 20 mil contratos liquidados nesse período.

“A macroeconomia está muito difícil, ninguém quer investir em nada, o dólar está subindo, o pessoal está correndo para um paraíso seguro”, diz Daniel D Avilla, analista de mercado. Para ele, há uma combinação de fatores, entre expectativa de safra cheia no Brasil, Argentina e Estados Unidos e a crise de confiança com problemas econômicos da Europa, que deixam a macroenconomia confusa. “Com isso, as commodities ficam fracas, não tem capital especulativo”, explica o analista.

A China está acordada para a situação e, diante disso, suas compras declinam. Além desses problemas, para o analista, a crise européia não deve deixar o Brasil totalmente imune, “se a crise pegar mundialmente, todos vão ser afetados; mas no Brasil um pouco menos porque a soja é um item muito necessário”.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
João Batista Olivi e Fernanda Cruz
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário