DA REDAÇÃO: Preços favoráveis da mandioca estimulam colheita e oferta aumenta no mercado

Publicado em 23/11/2011 11:10 e atualizado em 23/11/2011 15:07 314 exibições
Mandioca: Preços favoráveis estimulam colheita e oferta aumenta no mercado. Demanda aquecida com a reposição dos estoques das fecularias deve sustentar o mercado nas próximas semanas.
A oferta de mandioca apresentou leve aumento nesta semana em grande parte das regiões acompanhadas pelo Cepea. Os preços favoráveis da raiz têm estimulado produtores a adiantar o procedimento de colheita e escoar parte de sua produção a fim de fazer caixa para o final do ano.

De acordo com o pesquisador do Cepea, Fábio Isaías Felipe, o teor de amido da raiz também apresentou ligeiro aumento, sendo este também um fundamento importante para a maior oferta.

Ainda assim, os preços seguem estabilizados em R$ 252,89 por tonelada, patamar que, segundo o pesquisador, ainda é suficiente para remunerar a atividade. O mercado deve ficar sustentado no curto prazo, diante do aumento da demanda por parte das fecularias, que seguem repondo seus estoques.

O produto ofertado hoje é de cultivo "fora de época". Já a mandioca de safra deve chegar ao mercado a partir de meados de abril do próximo ano. Neste período os preços podem sofrer pressão negativa mais expressiva.

Por:
Aleksander Horta e Marília Pozzer
Fonte:
Notícias Agrícolas

0 comentário