DA REDAÇÃO: Clima compromete lavouras de soja em Jataí (GO)

Publicado em 28/11/2011 10:15
Soja: Plantio em Jataí (GO) já foi finalizado, mas falta de chuvas compromete rentabilidade das lavouras. Produtor já negocia sua produção e área deve chegar aos 250 mil hectares. Estradas esburacadas encarecem frete e prejudicam produtor na região.

Plantio de soja na região de Jataí (GO) já foi finalizado, mas o clima não cooperou muito nesta safra. Há 16 dias que não chove na região e a rentabilidade das lavouras já está comprometida. “O clima na região normalmente ajuda, mas se não chover logo cerca de 50% da safra ficará comprometida esse ano”, afirmou o produtor rural Acy Morais de Assis Neto.

Para esta safra, a região deve ter entre 200 e 250 mil hectares com cultivos de verão. A melhora nos preços pagos ao milho fizeram com que muitos produtores ampliassem a área com milho safrinha, além das chuvas precoces que anteciparam o plantio de soja na região. Segundo Neto, a chegada das indústrias de cana no Estado também contribui para que a soja perdesse um pouco de sua área plantada para a cultura.

A comercialização também está avançada com 80% da soja que será colhida na região já negociada no mercado futuro. “Jataí e os municípios em volta são tradicionais produtores de soja no Brasil, portando temos o hábito de negociar e investir em tecnologias”, explica Neto.

No entanto, a maior dificuldade do produtor na região é a falta de infraestrutura das estradas. “O abandono do Estado deixa as estradas esburacadas e encarecem o frete para o produtor”, reclama o produtor. Dependendo da localização, o custo do frete na região pode variar de R$0,70 a R$1,50. “O custo com transporte é embutido nos preços, pois o produtor já trabalha com grande risco devido a dependência do clima”, conclui Neto.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Ana Paula Pereira
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário