DA REDAÇÃO: Falta de chuvas no sudoeste de Goiás pode trazer prejuízos para as lavouras de soja da região

Publicado em 28/11/2011 13:03 e atualizado em 28/11/2011 16:32 268 exibições
Soja: Falta de chuvas traz prejuízos para o desenvolvimento das lavouras na região de Rio Verde-GO. Deficits hídricos expressivos durante a floração e o enchimento de grãos podem provocar o abortamento das vagens. Produtores seguem esperançosos para o avanço das chuvas no início de dezembro.
A falta de chuvas no sudoeste de Goiás pode trazer prejuízos para as lavouras de soja da região. O plantio teve início no início de outubro em boa parte da área e a maioria das lavouras já segue em fase de floração, uma das decisivas para o sucesso na produtividade.

Segundo o produtor rural da região de Rio Verde-GO, Darieni Ribeiro, ainda não é possível saber se haverá comprometimento da cultura, porém, as chuvas previstas para o início de dezembro serão decisivas para a safra. Caso isso não ocorra, os déficits hídricos expressivos durante a floração e o enchimento de grãos podem provocar o abortamento das vagens.

Para o produtor, a questão climática é a principal preocupação de grande parte dos produtores atualmente. A polêmica e controversa questão do Código Florestal não é prioridade para muitos ruralistas devido a sua complexidade "O Código Florestal estou deixando de lado porque a polêmica é tão grande que ninguém está sabendo de nada, ninguém prova nada, ninguém diz nada. Eu acho que há muito interesse de autoridade. O meu foco está em (fator) climático em primeiro lugar e em segundo a questão do mercado que não há fundamento que dê tranquilidade para a gente", desabafa.

Por:
João Batista Olivi e Marília Pozzer
Fonte:
Notícias Agrícolas

0 comentário