DA REDAÇÃO: Luís Eduardo Magalhães (BA) terá área superior a 1 mi de hectares com soja nesta safra

Publicado em 01/12/2011 10:51 e atualizado em 01/12/2011 12:17
Soja: Plantio está quase finalizado em Luís Eduardo Magalhães, na Bahia e área com soja deve ser de 1,1 milhão de hectares. Cerca de 40% da safra já está negociada e produtividade deve ser semelhante a safra anterior, com cerca de 55 sacas por hectare.
Safras de verão em Luís Eduardo Magalhães, no oeste da Bahia, caminham a todo vapor com contribuição do clima. O plantio de soja e milho na região já está com 98% concluído e a germinação está ocorrendo dentro do esperado.

De acordo com o Presidente do Sindicato Rural de Luís Eduardo Magalhães, Vanir Köln, em decorrência de uma pequena liberação de área para plantio dentro da lei, a região irá registrar nessa safra um espaço maior com algodão, soja e milho que terão, respectivamente, 404 mil hectares, 1,1 mi de hectares e 190 mil hectares cultivados na safra 2011/2012. 

“Somos um dos lugares do Brasil onde se utiliza maior índice tecnológico. A safra ano passado foi muito boa e o agricultor não poupou recursos e investiu novamente em insumos. Temos tudo para fazer uma ótima safra, mas dependemos ainda da colaboração do clima”, afirma Köln.

A produtividade por hectare na Região deve ser semelhante a da safra anterior, com média de 160 sacas/hectare para o milho e 55 para soja. Segundo o entrevistado, cerca de 40% dos produtores já negociaram sua safra, mas a crise na economia mundial tem tirado a possibilidade do produtor de vender a preços melhores, diante da incerteza de como o cenário vai afetar o Brasil.
Código Florestal

De acordo com Köln, a região de Luís Eduardo Magalhães tem atualmente mais de 60% de sua vegetação nativa em pé. “O produtor aqui quer preservar, mas se alguém abriu a área até a margem do rio está deve ser reflorestada como está inserido no Código. Mas algumas pessoas pensam que mais nada deve ser aberto. Aqui se abríssemos mais 20% dessa área ainda teríamos 40% de vegetação nativa em pé, o que não existe em nenhum lugar do planeta e em poucos do Brasil, com exceção da região amazônica.”

Para o Presidente, os agricultores brasileiros devem estar presentes em Brasília na próxima terça-feira, quando acontece a votação do Código Florestal. “O agricultor quer ser o exemplo, ele tem que ser o mais ambientalista do mundo, por que ele depende do clima”, conclui Köln.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Ana Paula Pereira
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário