Pesquisa com feijão na Embrapa avança sobre variedades resistentes ao fusarium e antracnose, além de cultivares mais precoces

Publicado em 20/06/2017 16:12
Leonardo Melo - Pesquisador da Embrapa
Pesquisa com feijão na Embrapa avança sobre variedades resistentes ao fusarium e antracnose, além de cultivares mais precoces

Leonardo Melo, pesquisador e coordenador do programa de melhoramento de feijões da Embrapa Arroz e Feijão, destaca que, com relação às cultivares de feijão carioca, há duas grandes novidades: uma das cultivares é a BRS FC402, de ciclo normal, que tem um alto potencial produtivo e um grande diferencial, que é a resistência às doenças mais comuns em pivô central e cultivo intensivo.

De acordo com as pesquisas realizadas, há um potencial de 4800kg por hectare de produção, em condições adequadas de clima e de solo. Em alguns casos excepcionais, essa produtividade pode ser ainda maior. Esse potencial é muito acima da média nacional, que gira em torno de 1400kg.

Em pivôs antigos, onde não há resistência ao fusarium, a perda da lavoura pode chegar até mesmo a 100%.

A nova cultivar é recomendada para quase todo o país, com exceção da região Norte. Além de áreas irrigadas, essa cultivar também pode ser plantadas em áreas de sequeiro.

Mesmo com um alto potencial produtivo, ela não tem uma exigência nutricional maior do que outras cultivares. Ela também apresenta um resultado similar às outras cultivares do mercado em questões como armazenagem, que não é recomendável em função de escurecer os grãos e com problemas de chuvas na época da colheita.

A segunda variedade, a BRS FC104, super precoce, que ainda está em produção de sementes, tem uma característica muito importante. Ela é uma cultivar de grão carioca com ciclo de 60 a 65 dias, da emergência até a colheita final, com uma redução de 30 dias de ciclo em relação às cultivares normais.

Para ele, essa cultivar pode mudar a estrutura de cultivo e comercialização de feijão no Brasil, com uma flexibilidade de cultivo bastante elástica. Sua produtividade fica entre 3800kg por hectare - ou seja, ela possui a maior produtividade por dia de ciclo, produzindo em torno de 1 saca de feijão por dia de cultivo.

Os produtores que desejam entrar em contato com a Embrapa Arroz e Feijão para mais informações podem acessar o site:

https://www.embrapa.br/arroz-e-feijao

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Aleksander Horta e Izadora Pimenta
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário