Indianos querem os feijões brasileiros para atender demanda crescente de um mercado que consome 24 mi/t e produz apenas 18 mi/t

Publicado em 23/06/2017 14:44
Feijão caupi e o carro chefe dos negócios, mas o interesse dos indianos passa por outras variedades como mungo, guandu e pulses como grão-de-bico e lentilha

A Índia é o maior produtor e consumidor de feijão. Hoje, o país produz 18 milhões de toneladas de feijões e também de pulses, mas este volume ainda não é suficiente.

De acordo com Seema Khulbe, da Gree Globe Grains, a população cresce a cada dia. O país tem uma população de cerca de 1,3 bilhão de pessoas e há uma projeção para uma população de 1,7 bilhão em 2050. O PIB cresce 7% por ano e o país tem tudo para este movimento ser anual, com o poder de compra aumentando em conjunto.

O país possui a maior população de classe média do mundo. Melhorando o poder econômico do país, a alimentação é um dos primeiros fatores que crescem. Os pulses são base fundamental da alimentação, uma vez que 40% dos indianos são vegetarianos. Uma parte da população não-vegetariana come carne apenas de maneira moderada.

98% da área de agricultura na Índia "já está tomada e não tem para onde crescer". O nível de tecnologia também é baixo, mas a demanda é crescente. Hoje, o consumo é de quase 24 milhões de toneladas.

Neste momento, o Brasil tem uma participação extremamente pequena no mercado indiano, ao mesmo tempo em que é o 5º maior produtor de feijão no mundo. O país exportou apenas 30 mil toneladas de feijão caupi no último ano.

Khulbe destaca que a exportação dos feijões mungo branco e preto, do grão-de-bico branco e preto, do feijão guandu e da lentilha seria bastante atrativa para os indianos.

Já existe um interesse do Brasil de ser exportador para a Índia. Segundo ela, os governos estão se falando, mas ainda é necessário "um pouco mais de coragem" para participar desse mercado, como ela salienta.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Aleksander Horta e Izadora Pimenta
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário