Noroeste de MG reduziu em 30% a área plantada de feijão da terceira safra com irrigação comprometida pelo baixo nível dos açudes

Publicado em 28/06/2017 16:45
Jeferson Apelt - Produtor de Feijão
Colheita avança no noroeste de Minas e menor oferta tem dado sustentação aos preços do feijão na região

O produtor Jeferson Appelt, de Paracatu (MG), conta que a terceira safra de feijão no noroeste mineiro deverá ter uma diminuição de 30% a 40%, em função um menor volume de chuvas no verão. Como as lavouras dependem de pivô central, alguns produtores, frente a reservatórios muito baixos, optaram por produzir menos devido à incerteza dos resultados.

A média histórica de chuvas é de 1100mm a 1300mm. Neste ano, esse volume caiu pela metade. Appelt destaca que a lavoura de feijão irrigado "custa muito caro" para que o risco seja assumido.

Este fator gera, consequentemente, uma oferta menor na região. Na semana passada, os preços giraram em torno de R$200. Nesta semana, a R$160 - entretanto, os produtores devem aguardar por melhores preços ou venderem apenas quando houver necessidade de caixa. Nesta semana, não houve venda de feijão em Paracatu.

A colheita já teve início em 30% da área. A safra deve ser bastante escalonada neste ano e produzir feijões, em grande parte, com nota 9,5. Qualidade não é um problema, como conta o produtor.

Agora, os produtores aguardam os próximos passos da colheita e do mercado. Ele destaca que a cadeia está bem organizada e que os produtores trocam informações por meio de grupos no WhatsApp, obtendo mais informações sobre o real mercado e evitando cair em manobras especulativas.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Aleksander Horta e Izadora Pimenta
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário