Preços do carioca voltam a patamares acima de R$160,00 depois de uma semana onde os boatos fizeram as cotações recuarem forte

Publicado em 30/06/2017 12:13
Marcelo Lüders - IBRAFE
Produtor deve estar bem informado para evitar cair em armadilhas e perder dinheiro na hora de comercializar seu feijão

Nesta semana, o mercado do feijão teve um problema complicado, quandoos preços entraram em quedas significativas, mesmo que não houvesse motivação para tais quedas. Aparentemente, este movimento foi causado por boatos.

Marcelo Lüders, presidente do IBRAFE, destaca que houveram algumas oscilações na semana que foram "absurdas", uma vez que existem pessoas com interesse em especulação que começam a "apavorar o mercado", encontrando espaço para comprar dos produtores menos informados. Neste momento, esses especuladores invertem o mercado e causam altos prejuízos.

Para a próxima terça-feira, às 14h, está marcada uma reunião no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) com produtores de feijão que irão buscar alternativas para evitar que essas movimentações ocorram, fazendo com que o mercado oscile de acordo com a oferta e a demanda de uma forma natural, sem intromissões.

Lüders destaca ainda que ninguém sabe se, realmente, havia muito feijão em São Paulo, argumento que foi utilizado para motivar a queda dos mercados. Entretanto, os produtores, conversando entre si, chegaram à conclusão de que o movimento era forçado.

Um feijão abaixo de R$150 implica em prejuízos para os produtores. A partir de quarta-feira, esses mesmos especuladores vinham tentando forçar, agora, um movimento de alta, causando outro tipo de prejuízo.

Aos poucos, a oferta de terceira safra começa a chegar no mercado. A expectativa é de que haja mais feijão nesse início, por conta da disponibilidade maior. Contudo, há demanda e também pode haver espaço para grandes valorizações, caso haja perdas em algumas localidades.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Aleksander Horta e Izadora Pimenta
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário