Produtores de feijão reunidos em Brasília atestam importância do PNF(preço nacional do feijão) para dar transparência ao mercado

Publicado em 05/07/2017 12:41
Confira a entrevista com Marcelo Lüders - Presidente do IBRAFE
Necessidade de se fazer um estudo para obter um diagnóstico do setor e criação do Conselho Nacional do Feijão também foram temas abordados durante encontro

Nesta terça-feira, 4 de julho, mais de 60 produtores de feijão estiveram presentes no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), em Brasília, para discutir diretrizes a serem tomadas pelo setor.

Marcelo Lüders, presidente do IBRAFE, destaca que a reunião partiu da convocação de algumas lideranças dos produtores. Neste momento, há uma preocupação com a questão de transparência no mercado, fazendo com que a situação atual peça por uma mobilização.

O presidente lembra que vem sendo divulgado o Preço Nacional do Feijão (PNF), em parceria com o Notícias Agrícolas, que mostra os preços efetivos da compra e da venda, resultado de uma auditoria feita sobre informações recebidas pelo aplicativo do IBRAFE. Ontem foi colocada também a possibilidade de novas alternativas para melhorar este processo. Com isso, Lüders considera que a data foi um "divisor de águas" no mercado de feijão.

Questões como custos, logística e variedades de cada localidade precisam ser expressas corretamente no mercado. A falta de informação leva a um impacto direto de "informações mentirosas" que atrapalham o mercado.

Salientou-se também a necessidade de fazer um diagnóstico do mercado. O setor precisa resolver alguns gargalos e, com a ajuda de empresas capacitadas e profissionais que estudam cadeias produtivas, este trabalho seria feito a fim de apresentar soluções.

Foi discutida também a possibilidade de formar um Conselho Nacional do Feijão. A partir do mês de agosto, haverá uma outra reunião para buscar necessidades e possibilidades para o setor.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Aleksander Horta e Izadora Pimenta
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário