Entenda como é possível dobrar a média de produtividade do feijão no Brasil apenas ajustando o manejo e a condução das plantas

Publicado em 06/07/2017 16:47
Confira a entrevista com Fransergio Batista - Gerente Técnico Alltech Crop Science
Estimular a insolação nos baixeiros e dar espaço para que as plantas aumentem suas galhadas são ajustes importantes que fazem feijoeiro melhorar potencial produtivo

Fransergio Batista, gerente técnico da Altech Crop Science, apresentou ao Notícias Agrícolas algumas dicas fundamentais no que diz respeito ao manejo da lavoura de feijão. Hoje em dia, muitos produtores capricham na adubação, mas se surpreeendem na hora de colher os resultados, que nem sempre são os esperados.

Batista chama a atenção para a fonte de geração de energia das plantas, que é a fotossíntese, produzida nas folhas. Entretanto, a produtividade do feijão está no terço inferior da planta. A partir do momento em que se possui uma quantidade elevada de folhas, um alto sombreamento é produzido, o que se torna um dos principais problemas para a lavoura, gerando uma fotossíntese periférica, que atinge apenas o terço superior.

Para que a planta faça fotossíntese, é necessário que haja água, luz do sol e gás carbônico. Com isso, a ventilação para renovar o gás carbônico nas partes inferiores também é necessária.

Hoje, há pivôs férteis e produtores perdendo em produtividade, sendo que existem materiais com potencial produtivo de até 80 sacas por hectare. Para o gerente, um ajuste de população e uma escolha melhor da variedade são fatores que auxiliam a aumentar significativamente os ganhos.

Com isso, Batista diz que "é sempre importante o produtor estar testando outras variedades em uma área menor". Em um segundo ponto, a mesma variedade pode apresentar variações em função de fertilidade do solo - uma alta população de plantas em solos muito férteis, em vários dias com muita luz, pode ter um crescimento excessivo.

Ele conta que alguns produtores vêm utilizando ferramentas para inibir o hormônio de crescimento do feijão, como herbicidas e fungicidas. Contudo, uma má aplicação destes materiais podem matar a planta ou provocar perda de produtividade. Os materiais mais seguros, segundo ele, são os precursores hormonais inespecíficos.

O gerente salienta que "não há uma receita de bolo". "O produtor que vai ter mais sucesso é aquele que buscar mais informação dentro do seu ambiente de produção", destaca.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Aleksander Horta e Izadora Pimenta
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • José Alves Pinto Piumhi - MG

    Valeu a pena ouvir o Fransérgio Batista sobre manejo na cultura do feijão. Objetivo, técnico, seguro e de fácil entendimento. É disso que precisamos, dai a importância deste canal para o produtor. Atenciosamente

    1