Produtor de feijão deve ficar atento ao potencial de vigor das sementes que precisa ser superior a 80%

Publicado em 12/07/2017 14:25
Ideal é que produtor faça o teste em laboratório credenciado para avaliar germinação, vigor e patologia das sementes antes de iniciar o plantio

Ivan Garcia, diretor da Consultec, destaca que a aquisição de uma semente de qualidade é fundamental para que o produtor de feijão instale a sua lavoura.

No início da safra, foi difícil encontrar a semente, mas hoje, ela está disponível no mercado. Entretanto, muitos acreditam que apenas a porcentagem da germinação deve ser observada. Porém, o vigor irá determinar o estande das plantas e também aquilo que irá se expressar em potencial produtivo.

Hoje, na fiscalização, a germinação mínima é de 80%, mas não há nada determinado para o vigor. A taxa ideal, segundo Garcia, seria entre 80% a 85%.

Contudo, os problemas já estão diminuindo hoje em dia. Enquanto essa regra não é imposta, os produtores podem enviar amostras das sementes para laboratórios de sua confiança para determinar essa porcentagem e saber também se não há contaminação por doenças.

Ainda há muitas falhas em processos produtivos de sementes. Ele recomenda os produtores a buscarem por empresas idôneas que possam fornecer este produto. Além disso, a qualidade do plantio é fundamental.

Estes pontos valem para todas as sementes de feijão e, também, para todas as culturas.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Aleksander Horta e Izadora Pimenta
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário