Apesar de boatos sobre oferta de feijão no nordeste, produtores resistem e conseguem estabilizar os preços do carioca

Publicado em 21/07/2017 13:17
Confira a entrevista com Marcelo Eduardo Lüders - Presidente do IBRAFE
Para o presidente do Ibrafe , especular sobre uma grande safra no nordeste é prematuro. Efeitos dessa produção só aconteceriam em meados de agosto

Marcelo Eduardo Lüders, presidente do IBRAFE, conta que a semana teve uma maior tranquilidade no mercado do feijão, com poucos compradores, mas que um boato em torno da safra do Nordeste ganhou muita força. A safra, como ele destaca, deve ser realmente grande, mas a influência da colheita ainda é prematura, devendo trazer mudanças apenas no mês de agosto.

O mercado começa a entender que os preços abaixo de R$140 são praticamente inviáveis para os produtores neste momento.

Se confirmada uma safra cheia no Nordeste, a região irá diminuir sua busca em outros estados. Este feijão possui uma umidade um pouco maior e é consumido rapidamente. Para o feijão seco, no pacote, a região deve continuar buscando produto no Centro-Oeste.

Até lá, a pressão de oferta dos demais estados já irá ter diminuído, considerando a demanda constante do feijão. Entretanto, há de se considerar se o cenário econômico do Brasil deverá influenciar de alguma forma na comercialização da oleaginosa neste
ano.

A recessão, o desemprego e a situação para o Brasil afora é extrema, como destaca Lüders. Com isso, um feijão com preço mais barato seria consumido com maior facilidade, como avalia o presidente.

Os produtores precisam manter a atenção e trocar informações para não deixar que o preço do feijão carioca ceda mais neste momento, mantendo o mercado por volta dos R$150.

No caso do feijão preto, os compradores têm observado que a mercadoria de maior qualidade do Paraná praticamente terminou. Por isso, os produtores que ainda possuem esse feijão na mão devem ter mais tranquilidade. Os feijões que são abaixo do padrão devem continuar saindo lentamente do mercado.

Preço Nacional do Feijão (PNF)

O Preço Nacional do Feijão (PNF), que está disponível na Página do Feijão do Notícias Agrícolas, tem tido uma participação fundamental dos produtores, como informa Lüders. A aceitação dos produtores e também dos compradores é relativamente fácil e traz otimismo para o mercado.

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Aleksander Horta e Izadora Pimenta
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário