Feijões Caupi, Vermelho e Rajado tem mercado garantido para exportação, inclusive com garantia de preços e negócios antecipados

Publicado em 26/07/2017 17:54
Confira a entrevista com Leandro José Antônio - Diretor da Cebal Agriculture
Brasil só não exporta mais, porque produção está concentrada no carioca e muitos produtores ainda desconhecem esse tipo de mercado

Leandro José Antônio, diretor da Cebal Agriculture, conta que trabalha há alguns anos com a exportação de grãos especiais, dos quais o feijão é o maior representante. Há um mercado ativo, uma vez que o mundo consome feijão dos mais variados tipos e das mais variadas formas.

Por questões culturais, o Brasil foca na produção de feijão carioca. Entretanto, o mundo demanda outros tipos de feijão, até mesmo alguns que são consumidos no país, como o vermelho, o rajado e o caupi.

O mercado existe, desde os feijões mais comuns até os feijões considerados "gourmet". Porém, o Brasil não consegue atender em quantidade esse mercado que existe lá fora, como aponta Antônio.

O trabalho da Cebal Agriculture vem sendo feito em cima de algumas parcerias, incentivando esse plantio e garantindo escoamento e preços futuros para o produtor.

Há dificuldades, já que, em anos de feijão carioca valorizado, os produtores não desejam plantar os feijões de exportação. Ele destaca, portanto, que os feijões para exportação possuem preços fixos e que remuneram o produtor, garantindo rentabilidade. Para o diretor, a ideia é que os produtores continuem plantando o feijão carioca, mas que diversifiquem.

O Brasil já é reconhecido no mundo por conta do feijão caupi, que é comercializado principalmente em países do Oriente Médio e da Ásia. Há um mercado ativo, com um histórico de quatro a cinco mil contâineres por ano, representando quase 1 milhão de toneladas. Se houvesse um excedente no mercado brasileiro, ele também poderia ser vendido.

Para o feijão vermelho, o mercado ainda não é muito explorado, mas alguns negócios já vem sendo feitos em alguns locais como a Europa e a Índia. Muitas vezes esse produto é importado da Argentina para atender o mercado interno brasileiro. Para exportação, o produto poderia ser vendido a R$150 a saca.

Já no feijão rajado, o Brasil participa mais como importador do que como exportador, uma vez que a produção é pequena e não abastece o mercado interno. O produto é bastante valorizado na Europa, nas mesmas faixas de preço do feijão vermelho.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Aleksander Horta e Izadora Pimenta
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

2 comentários

  • SILAS FARIA DOS SANTOS Ingaí - MG

    Gostaria de saber mais informações sobre Parcerias com a Cebal Agriculture.

    0
  • Marcilio Fernandes Marangoni Araguaína - TO

    CAUPI -- está parecendo que estão falando de outro país, estou com toda safra de feijão caupi que colhi encalhada aqui na fazenda. Ninguém quer e quando oferecem o valor chega a ser hilário.

    0