Pesquisa utiliza vagem do feijão para a produção de bio-óleo

Publicado em 23/08/2017 13:47
Produto será destinado à indústria química e alimentícia, substituindo o petróleo como matéria-prima. Objetivo é aproveitar a vagem do feijão e agregar valor à produção. Vagem não é aproveitada durante o processo de colheita dos grãos. Expectativa é gerar um novo produto para o mercado.

LOGO nalogo

Uma pesquisa desenvolvida na Universidade Federal de Sergipe aponta para a utilização da vagem de feijão para a produção de bio-óleo. Lisiane Freitas, professora da Universidade, conta que essa produção é feita a partir da conversão da biomassa em um reator a altas temperaturas, gerando um óleo rico em compostos que são utilizados nas indústrias química e alimentícia.

Com isso, estes resíduos poderiam ser uma fonte de renda alternativa para o produtor, uma vez que essas indústrias utilizam componentes derivados do petróleo e sofrem com as oscilações dos preços.

Os produtores teriam como vender a vagem e agregar valor a um subproduto da cultura. A vagem corresponde a 6% da safra total de feijão do país e seu destino costuma ser o descarte.

Neste momento, a pesquisa conta com otimizações em reatores para verificar qual é a melhor condição de produção. Entretanto, são necessários recursos para que ela possa chegar ao campo.

Freitas aponta para a necessidade de uma força-tarefa entre cooperativas, produtores e governo para que essa pesquisa saia do papel, tendo em vista que as universidades dependem de editais públicos para este tipo de trabalho.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Fernanda Custódio e Izadora Pimenta
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário