Safra das águas de feijão no Paraná vai manter mesma área do ano passado, porém produtividade deve reduzir

Publicado em 04/09/2017 17:47
Região de Castro já iniciou o plantio e até o momento 10% da área prevista dos 18 mil hectares foram plantados

O Paraná é o principal produtor de feijão carioca nesse período do ano, considerada a Safra das águas do feijão. Roberto de Carli - Engenheiro Agrônomo da Cooperativa Castrolanda, localizada na região de Ponta Grossa tem uma representividade muito grande, com bons produtores, resultados agradavéis e ótimos resultados.

A região tem uma produção de feijão que representa 60% da produção no Paraná. A previsão da Safra de feijão 2017/2018 é que tenha uma estimativa próxima ao do ano passando, trabalhando próximos aos 18 mil hectares. O plantio já foi iniciado na segunda quinzena de agosto, já que tiveram boas chuvas e isso propiciou ao inicio do plantio nas regiões mais quentes.

Em relação a produtividade, o produtor segue com os planejamentos. Para essa época, o feijão vem mostrando, em média 40 a 45 sacos por hectare. Em novembro por ser mais seco, talvez poderia prejudicar um pouco o potencial produtivo, mas é um pouco cedo estimar os danos.

Considerando a cultura do feijão com altos e baixos e mais sensivel. Essa média não é considerada uma média saudável, porém com os custos do alto investimento, caso o feijão mantenha-se nesses R$100 e R$110.

No ano passado foi fechado próximo aos 50 sacos por hectare, até mesmo em agosto de 2016 os preços eram 3x maiores do que preço atual.

Expectativa é que seja uma safra boa, porém com uma incógnita em relação ao clima. Se tudo se mantiver e as produtividades serem atingidas, o lucro será bem justo.

A safra plantada até o momento é de 10% 1.800 já instalados no campo, o feijão está muito bom, uniforme, por ter uma semana quente favorece o feijão. A partir do dia 15 e 16 de mês, tem uma previsão de chuva.

A colheita no Paraná tem ínicio na primeira quinzena de dezembro até março/abril.

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Aleksander Horta e Bruna Fernandes
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário