Novas regras para uso de defensivos no feijão-caupi devem promover a produtividade, reduzir custo e beneficiar exportação

Publicado em 05/10/2017 18:00
Confira a entrevista com Kaesel Damasceno - Pesquisador Embrapa Teresina/PI
Regulamentação publicada esta semana no diário oficial da União permite que os defensivos aprovados para o feijão comum, também possam ser empregados na produção do feijão caupi

O Pesquisador da Embrapa Meio Norte de Teresina/PL - Kaesel Damasceno falou ao Notícias Agrícolas sobre as novas regras para o uso de defensivos agrícolas no feijão-caupi. 
 
Na última terça-feira (3) foi publicada oficialmente no diário oficial a regulamentação do uso de defensivos para a produção de feijão-caupi no Brasil. Após a publicação, está prevista uma reunião, em que as empresas que possuem registros deveram ser convocadas e irão manifestar o interesse nos produtos que desejam. Feito isso, o feijão-caupi será adicionado a bula do produto e ao Agrofit e então, o defensivo já poderá ser usado para a agricultura. A empresa que usar, tem um prazo de 2 anos para estabelecer a LMR - que é o Limite Máximo de Resíduo. 

São inúmeros os benefícios para o produtor rural, após a regulamentação, como o produtor sai da ilegalidade do uso de defensivos, já que muitos usam produtos ilegais. E estão sujeito a multas, em função da fiscalização. 

O Feijão-caupi, hoje tem um percentual de exportação que varia de 90/95% dos feijões que são exportados.

Com essa nova medida o produtor vai ter acesso a uma gama maior de produtos para serem aplicados na cultura. Proporcionando ao final um cultivo maiores rendimentos, aumentando a produtividade e diminuindo custos.

Com essa regulamentação, é capaz de abrir outros mercados, como a Europa. O Brasileiro tem um pouco de receio para exportar para a Europa, já que possui políticas rigorosas de segurança. 

Nesse momento o mercado de feijão-caupi, está com preços baixos, porém as próximas notícias é que o mercado estará estavél, e até o final do ano os preços vão aumentando. 

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Aleksander Horta e Bruna Fernandes
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário