Plantio do feijão das águas em GO já poderia ter iniciado há 15 dias, mas falta de chuva impede avanço dos trabalhos

Publicado em 16/10/2017 16:46
Confira a entrevista com Pedro Arantes - Economista e Analista de Mercado da Faeg
Expectativa é que produtores goianos de feijão plantem os mesmos 58 mil hectares do ano passado, mas atraso nos trabalhos pode reduzir área ou promover concentração de oferta na hora da colheita

Podcast

Plantio do feijão das águas em GO já poderia ter iniciado há 15 dias, mas falta de chuva impede avanço dos trabalhos

Download

Pedro Arantes - Economista e Analista de Mercado da FAEG - Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás, falou ao Notícias Agrícolas que o plantio de feijão da safra das águas em Goiás, está atrasado em 15 dias, devido à falta de chuvas na região. 

Na região sudoeste de Goiás, teve ocorrência de chuva, mas não o suficiente. O sol está muito forte e até o plantio de soja está atrasado. Os produtores desta região costumam fazer uma combinação de plantar mais cedo, no começo de outubro, para colher final de dezembro e começo de janeiro, mas dessa vez não conseguiram plantar mais cedo. 

O economista explica que as chuvas ainda estão previstas e são necessárias para ajudar no clima, já que a temperatura está muito alta. 

Hoje, o mercado de feijão está bastante abastecido e quando começar a segunda safra que está prevista para janeiro e fevereiro, dependendo das condições climáticas, os produtores vão se animar e os preços podem aumentar.  

Os preços do feijão na região variam de R$90/120, que infelizmente não cobrem os custos de plantio. 

Sobre o vázio sanitário, que ocorre em Goiás, Distrito Federal e Minas Gerais, no ínicio a medida teve algumas resistências do produtor rural, porém tiveram que aceitar. Já que a medida é exatamente para controle da Mosca Branca. Então, os 30 dias de vazio sanitário são suficientes para minimizar o ataque da praga no próximo plantio. 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Aleksander Horta e Bruna Fernandes
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário