Como os produtores de feijão devem agir diante das mudanças climáticas que estão ocorrendo

Publicado em 25/10/2017 13:17
Temperaturas mais altas e irregularidade das chuvas podem ser contornadas com uso de variedades mais tolerantes á seca e um manejo mais adequado do solo

LOGO nalogo

Gabriel Blain, pesquisador do Instituto Agronômico de Campinas, destaca a importância de os produtores de feijão adotarem boas práticas em relação ao clima, independentemente das discussões que ocorrem em torno das mudanças climáticas.

Nesta safra, o estado do Paraná, que é um grande produtor, apresentou atraso e irregularidade nas chuvas, além de uma temperatura mais elevada. Contudo, desde que sejam adotadas técnicas como cultivares mais resistentes a altas temperaturas e seca e boas práticas agrícolas, os produtores podem atuar nas lavouras mesmo que haja um cenário de mudança.

Blain salienta que é uma preocupação das pesquisas relacionadas ao agronegócio em geral mostrar a relevância desse tema para os produtores. Ele lemnbra que a experiência, nesse sentido, vem sendo satisfatória, já que o Brasil é responsável pelo melhor agronegócio do mundo.

O pesquisador, que estuda estatística climatológica, mostra que, alheio a qualquer discussão, existe um termômetro que mede a temperatura global e mostra que há, no momento, uma temperatura mais elevada do que ocorria há cerca de 40 anos. Ele diz não ser possível afirmar se a terra caminha para um aquecimento de fato ou se as temperaturas voltarão a esfriar em algum momento, mas que, para este momento, esse deve ser o ponto de atenção.

Para ele, os produtores tem que estar preparados, ao mesmo tempo em que as pesquisas podem e devem fornecer tecnologia e inovação para que eles lidem com este momento.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Aleksander Horta e Izadora Pimenta
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário