Análise molecular agiliza processo de melhoramento genético do feijoeiro. IAC avança nas pesquisas de variedades resistentes

Publicado em 14/11/2017 11:23
Confira a entrevista com Luciana Lasry Benchimol Reis - Pesquisadora do Instituto Agronômico de Campinas (IAC)
Estão no foco da pesquisa plantas resistentes à mancha angular, antracnose e fusariium além de variedades resistentes a seca e altas temperaturas

LOGO nalogo

Luciana Lasry Benchimol Reis, pesquisadora do Instituto Agronômico de Campinas (IAC) e especialista em análise molecular, conta ao Notícias Agrícolas um pouco do que tem sido feito para acelarar as pesquisas relacionadas ao feijoeiro.

Ela destaca o método de marcadores moleculares, algo que vem sendo trabalhado pelo IAC desde 2002 e, com a evolução da tecnologia, tornou possível o trabalho em cima de novos projetos em andamento para encontrar e manipular os genes de interesse. Essa tecnologia, segundo Reis, tem sido barateada e muito mais fácil de manusear, com uma amplitude grande de informações.

Para explicar o que são marcadores moleculares, ela faz a analogia de como encontrar o que se pretende em uma cidade grande como São Paulo. Cada segmento genético teria uma espécie de CEP . O marcador, portanto, "é como se você colocasse uma bandeira naquela região", conta a pesquisadora. "Toda vez que você tiver o marcador, vai ter aquele gene que você está procurando".

Este método "facilita e abrevia" o trabalho, de forma com a qual os pesquisadores podem encontrar a característica de interesse de forma mais fácil. No caso específico do feijoeiro, pesquisas em torno da linha de doenças, como a mancha angular, a antracnose e o fusarium têm o apoio dessa análise molecular com o auxílio dos marcadores. Além disso, também estão em andamento pesquisas relacionadas a variedades resistentes à seca e a altas temperaturas.

Como salienta Reis, a parte de doenças está bem adiantada, com uma seleção assistida sendo realizada para lançar materiais melhores no futuro.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Aleksander Horta e Izadora Pimenta
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário