Colheita de feijão no Paraná inicia e na região de Francisco Beltrão, produtividade está abaixo do potencial estimado

Publicado em 28/11/2017 11:18
Confira a entrevista com Carlos Alberto Salvador - Engenheiro Agrônomo do Deral
Clima seco no início do plantio e chuvas em excesso a partir de outubro trazem incertezas sobre produtividade e qualidade da safra de feijão paranaense

Podcast

Colheita de feijão no Paraná inicia e na região de Francisco Beltrão, produtividade está abaixo do potencial estimado

Download

 

LOGO nalogo

Carlos Alberto Salvador, engenheiro agrônomo do Departamento de Economia Rural (Deral), conta que a colheita do feijão da primeira safra no estado do Paraná está em seu início, com 4% da área colhida - total que está dentro da média dos anos anteriores.

A safra, que começou em agosto, conta também com 99% da área plantada. No mês inicial e em setembro, a região sofreu com a falta de chuva. Portanto, esta parcela que está sendo colhida agora se refere ao feijão que foi plantado no tempo seco.

Na região de Francisco Beltrão, os rendimentos giram em torno de 1600kg por hectare, abaixo da média esperada de 2300kg por hectare. Por sua vez, as demais áreas expressam o potencial produtivo esperado.

Durante os meses de dezembro e janeiro, segundo Salvador, será possível observar o resultado do clima nas lavouras do Paraná. Quando questionado sobre a migração de alguns produtores para outras culturas após desistir do feijão, ele diz que estes foram apenas casos pontuais.

Os preços, contudo, enfrentam seu pior momento, girando por volta de R$86 a R$87 para o feijão cores. Estes preços, pouco vantajosos ao produtor, não cobrem o custo de produção total, mas cobrem os custos variáveis.

A área total da safra conta com 196 mil hectares, com um potencial de produção de 380.000 toneladas.

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Aleksander Horta e Izadora Pimenta
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • Rafael Ferraro Cornélio Ponta Grossa - PR

    A média de produtividade vai ser baixa sim, aqui nos campos gerais... São poucas as lavouras que estão em condições boas... Muito frio e excesso de chuva... Com certeza não vai se produzir muito feijão aqui na região...

    0
    • guiillermo abraham rosario de la frontera

      Buenos dias ...mi nombre Guillermo Abraham (Salta-Argentina), productor: me interesaria participar en alguno de los foros de wasap de productores de feijao en especial preto. Quisiera ver si me pueden incorporar .Desde ya muchas gracias. Mi celular (54) 3876661165 .

      0