Embrapa lança variedade superprecoce de feijão carioca que fica pronto para colheita com 65 dias

Variedade pode mudar perfil de produção de feijão no Brasil
Publicado em 15/02/2018 13:27

LOGO nalogo

Podcast

Embrapa lança variedade superprecoce de feijão carioca que fica pronto para colheita com 65 dias

Download

Durante a Show Rural Coopavel, a Embrapa Arroz e Feijão lançou oficialmente a variedade BRSFC104, uma variedade superprecoce de feijão carioca, com ciclo de apenas 65 dias e com poucas perdas de produtividade.

Leonardo Melo, pesquisador da Embrapa Arroz e Feijão, conta que, desta forma, a BRSFC104 é colhida um mês antes da cultivar normal de feijão. A redução de produtividade, nos testes realizados, foi de apenas 10%. Assim, o rendimento pode ficar em torno de 3800kg a 4000kg por hectare, um número bastante similar ao das cultivares normais.

Ela é indicada para as diversas situações nas quais o feijão é plantado no Brasil e apresenta uma resistência moderada à antracnose, superior quando comparada com outras cultivares de ciclo precoce. Sua exigência nutricional também é semelhante à das cultivares comuns, devendo o produtor se atentar apenas ao peso menor que ela apresenta, bem como o escurecimento também é normal.

Para Melo, a BRSFC104 pode oferecer uma maior flexibilidade da utilização de feijão dentro de um sistema de produção, gerando renda extra para o produtor. Nas áreas irrigadas, seu tempo mais curto também pode reduzir o consumo de energia e água e o impacto ambiental.

A Embrapa lançou um edital de licenciamento ao final de 2017 e credenciou 10 produtores de sementes. Alguns já semearam e, outros, devem semear na safra de inverno, a partir de quando já deverá haver uma disponibilidade dessa variedade no mercado.

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Receba em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Seguir canal

3 comentários

  • Rui Sena Brejinho - RN

    Como adquirir sementes do feijão carioca BRS FC104 ?

    • 0
  • Luciene Fróes Camarano Goiânia - GO

    A imagem que aparece da planta de feijão no campo é de feijão caupi. É outro gênero de feijão. A BRS FC 104 é do gênero Phaseolus. A planta é bem diferente.

    • 1
  • Euclides de Oliveira Pinto Neto Duque de Caxias - RJ

    É semente modificada geneticamente ?

    • 2