Goiás colhe a 3ª safra de feijão e espera acréscimo de 3,4% na produtividade em comparação ao ano passado
Podcast
Goiás colhe a 3ª safra de feijão e espera acréscimo de 3,4% na produtividade em comparação ao ano passado
Download
A colheita da 3ª safra de feijão deve seguir até o mês de setembro em Goiás e as expectativas são de acréscimo nos índices de produção e produtividade na comparação com a temporada do ano passado.
De acordo com o último levantamento de safras da Conab, o estado espera produzir um total de 167,6 mil toneladas, aumento de 6,9%, e atingir a produtividade média de 2.397 quilos por hectare, alta de 3,4%. Com isso, Goiás representará 21% da produção brasileira total nesta 3ª safra de feijão.
O superintendente de produção rural sustentável da Seapa/GO (Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento), Donalvam Maia, a altitude da região de Cristalina, principal produtora do estado, e o alto índice de tecnologia aplicado nas lavouras contribuem para estes bons números.
Além do resultado favorável dentro da porteira, os produtores goianos aproveitam também o bom momento de preços para a venda do feijão. Segundo Maia, este momento de pandemia da Covid-19 ajudou aos preços ficarem mais sustentados e os produtores melhor remunerados.
Diante deste cenário favorável, a expectativa da Seapa/GO é que o estado siga ampliando sua área cultivada com feijão entre 2 e 4% ano após ano.
Confira a entrevista completa com o superintendente de produção rural sustentável da Seapa/GO no vídeo.
0 comentário
Pro Farmer: lavouras de Illinois decepcionam, enquanto milho de Iowa mostra potencial; doenças avançam na soja
Cofco confirma seu primeiro embarque de sorgo do Brasil para a China
IGC corta estimativas de safras globais de trigo e milho
Sorgo ganha mercado, supera milho em preço e pode colocar Brasil entre os líderes globais da cultura
Pro Farmer Crop Tour: primeiros resultados mostram impacto do clima e colocam em xeque potencial das lavouras dos EUA
Abramilho celebra expansão da produção do sorgo no Brasil