HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

Programa Semente Legal vai garantir qualidade das sementes e rastreabilidade do feijão

Publicado em 28/05/2021 16:04 e atualizado em 28/05/2021 16:48
Philippe Ryser - CEO da Ceptis
Com sementes certificadas objetivo é melhorar produtividade e resistência à pragas e doenças. Rastreabilidade é tendência mundial e pode ajudar na abertura de novos mercados para a exportação do feijão brasileiro

Podcast

Programa Semente Legal vai garantir qualidade das sementes e rastreabilidade do feijão

Download

LOGO nalogo

Programa vai garantir a origem e verificar a qualidade das sementes de Feijão no Brasil

Com o objetivo de reduzir a comercialização de sementes piratas e aumentar os padrões de qualidade do processo produtivo de Feijão e Pulses no Brasil, a Ceptis Agro e o Instituto Brasileiro do Feijão e Pulses (IBRAFE) lançam o Programa Semente Legal IBRAFE. 

A solução garante a origem e verifica a qualidade das sementes produzidas e distribuídas nacional e internacionalmente. Pela parceria, produtores de sementes, revendedores, distribuidores e consumidores poderão contar com o selo Semente Legal. Os produtos com a etiqueta são monitorados por um rigoroso sistema de rastreabilidade segura. O selo será um diferencial competitivo no mercado de sementes de Feijões em todo o País.

O Brasil é hoje um dos líderes mundiais no mercado de produtos agrícolas, segundo a Embrapa, movimentando quase 30% do PIB brasileiro. Porém, o mercado ilegal de sementes piratas também vem crescendo nos últimos anos, causando prejuízos milionários ao setor e ao consumidor final, que adquire produtos de origem e qualidade duvidosas. No segmento de Feijão e Pulses, por exemplo, dados do IBRAFE apontam que cerca de 90% das sementes não são certificadas e têm suas origens desconhecidas. Uma semente fora do padrão pode causar queda na produtividade, disseminação de pragas e doenças, além de incentivar o mercado que não segue as normas legais oficiais.

De acordo com o CEO da Ceptis, Philippe Ryser, a iniciativa contribui para a autorregulação do setor, combatendo práticas de comercialização de sementes piratas, que prejudicam a produtividade e a segurança alimentar dos brasileiros. “Estamos implementando um modelo de negócio com uma referência de boas práticas de produção sustentável e monitoramento contínuo de diversos indicadores ambientais, sociais e econômicos. Isso reflete em todo o setor, que contará com um importante instrumento de combate ao comércio ilícito e à concorrência desleal e, principalmente, de proteção do consumidor”, explicou. 

Para o presidente do IBRAFE, Marcelo Eduardo Lüders, é necessário investir em pesquisa e desenvolvimento para que se tenha qualidade. “Precisamos fazer investimentos para termos o reconhecimento do melhor produto e a confiança que o mercado quer. O Semente Legal privilegia o produtor, diferenciando as sementes vendidas no mercado e legitimando nossas marcas como tecnicamente competentes e comprometidas com as boas práticas de produção. Queremos ter as melhores sementes do país. E as sementes certificadas certamente vão valer mais do que as outras”, afirmou.

A certificação não é obrigatória e poderá ser feita por adesão voluntária das empresas interessadas. Grandes players do mercado de sementes de Feijão e Pulses já estão em processo de adesão ao programa. 

Por meio do Semente Legal, produtores e consumidores finais podem verificar a procedência e ter segurança sobre a qualidade do produto. Na plataforma tecnológica disponibilizada aos produtores, as sementes são cadastradas, associadas a etiquetas codificadas e com registro de sua destinação. Além disso, a qualidade das sementes produzidas é atestada pelo sistema de Verificada Externa da Qualidade (VEQ), feita com o trabalho de amostradores certificados junto ao RENASEM, e laboratórios acreditados pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. As etiquetas e lacres de segurança são afixados nas sacarias e bigbags das sementes, com códigos de segurança antifraude e tecnologias antifalsificação.

Toda a segurança do processo pode ser confirmada pelo aplicativo para smartphones, Semente Legal, gratuito e disponível a produtores, empresas e consumidores, que possibilita a autenticação das etiquetas e o acesso às informações sobre o produto como, por exemplo, o termo de conformidade. O aplicativo disponibiliza ainda um canal de denúncia com total garantia de privacidade das informações.

Diferencial - Os produtores que aderem ao Semente Legal passam a contar com um grande diferencial no mercado. São inúmeros os benefícios, entre eles, comprovação da rastreabilidade segura, garantia de origem e qualidade promovida por uma empresa independente; TrustScore como diferencial competitivo; reconhecimento como produtores altamente qualificados, orientados para a sustentabilidade; acesso a fundos de investimentos específicos; auxílio aos órgãos de fiscalização, além das facilidades de divulgação das marcas por meio dos canais Ceptis Agro, das associações e produtores participantes.

Sobre o Programa Semente Legal - Criado em 2017, o programa Semente Legal é uma solução desenvolvida pelo grupo Ceptis, por meio da Ceptis Agro, empresa brasileira detentora do direito de exploração da tecnologia suíça para a promoção do agronegócio por meio de soluções tecnológicas integradas. Com certificação desde as sementes forrageiras, até as de uso comum e insumos agrícolas e veterinários, o Semente Legal tem a finalidade de garantir a rastreabilidade segura e a origem aos produtos agrícolas.

Desde 2017, o programa é utilizado na rastreabilidade segura e certificação da origem das sementes forrageiras produzidas pela Unipasto, associação parceira da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) com associados presentes nos estados da Bahia, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e São Paulo. Mais de 1,5 milhão de sacarias de sementes forrageiras dos associados da Unipasto já contam com o programa. 

E, em agosto de 2020, a Ceptis Agro assinou um contrato com a Aprossul, que congrega produtores do Mato Grosso do Sul, para a implantação do Semente Legal com um sistema acional, o TrustScore, que, além de verificar a origem e garantir a qualidade das sementes, também verifica diversos indicadores sociais, ambientais e econômicos dentro do processo produtivo de sementes.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Guilherme Dorigatti
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário