Dívida de Laticínio em Goiás supera R$ 35 milhões e mais de mil produtores já sofrem com o atraso nos pagamentos do leite

Publicado em 15/06/2015 16:51
Dívida de Laticínio em Goiás supera R$ 35 milhões e mais de mil produtores já sofrem com o atraso nos pagamentos do leite

A empresa Laticínio Manacá, em Goiás, supera a casa dos 35 milhões em dívidas aos produtores da região. Pecuaristas fizeram protesto, mas não causou impacto para a empresa devedora.
 
Segundo João Batista Machado, presidente da APROIGO - Associação Agropecuária dos Produtores Rurais do Município de Itaguaí, isso está afetando principalmente os pequenos produtores.
 
"Todo mundo depende da venda do leite, não só pela renda, mas pelas despesas mensais, que inclui a despesa do gado. O insumo que o gado consome é caro. Ração, sal, água mais a mão de obra deixa a situação insustentável. A produção está com menos dinheiro para a manutenção e manejo do gado”.
 
O presidente explica que os produtores deixaram de fornecer leite para a empresa Manacá, após o não pagamento no mês de abril deste ano, porém, acreditavam que a empresa devedora entraria em contato para uma negociação, o não ocorreu. 
 
Diante desse cenário, o presidente conta que em janeiro a Manacá estava com cerca de 1 milhão de litros de leite e devido a essa divida dos últimos meses, segue com cerca de pouco mais e 50 mil litros.
 
"Fazia quatro anos que a nossa associação fornecia leite pra eles. Cerca de 60 produtores, agora todos resolveram parar com o fornecimento e estão sem matéria prima para rodar o laticínio", revela.
 
Contrariamente do que os pecuaristas esperavam o protesto realizado na última quarta – feira (10), não surtiu efeito. Mesmo com a presença da polícia federal e civil, interditando por duas horas a BR 153, no perímetro urbano de Rianápolis, a empresa Manacá não se pronunciou e segundo Batista, não atendem mais o telefone.
 
"Disseram na última semana que estavam fazendo o depósito no momento da minha ligação, após isso, nunca mais me atenderam. Liguei quarenta e nove vezes e eles nem retornaram, fizeram pouco caso", desabafa.

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Aleksander Horta//Nandra Bites

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário