Com produção de leite em regime free-stall, paranaense é exemplo de empreendorismo em Goiás

Publicado em 20/10/2016 15:30 e atualizado em 24/10/2016 13:33
Com produção de leite em regime free-stall, paranaense é exemplo de empreendorismo em Goiás

Vindo do Paraná, o médico veterinário Reinaldo Figueiredo, diretor da Fazenda Figueiredo, é exemplo de produtividade no Estado de Goiás, criando, no município de Cristalina, 2 mil vacas em lactação, todas no sistema de produção em regime de free-stall.

Da propriedade que começou com os avós no estado de origem, aos poucos foi transformada por Reinaldo e seu pai, que investiu no Centro-Oeste no país, como uma grande empresa do agronegócio. Com muita persistência, superando os desafios de uma região e a falta de preparo para tocar uma produção deste porte, Reinaldo começou um desafio pessoal e hoje colhe os resultados do seu empenho.

Todo o trabalho teve início no ano de 1987, quando o pai de Reinaldo adquiriu as primeiras quatro vacas holandesas. "Neste dia, digo que tiraram o meu sangue e colocaram leite nas minhas veias", destaca Reinaldo, que a partir de então, se apaixonou pelo negócio e decidiu entrar para a faculdade, a fim de aprimorar os seus conhecimentos e trazer melhorias para o negócio da família.

A região de Cristalina, por sua vez, também é um ponto-chave para a produção do agronegócio brasileiro. Reinaldo destaca que em um raio de 1000km da cidade, está localizado 66% do PIB (Produto Interno Bruto) nacional. Cristalina também figura entre os maiores PIBs do Brasil, sendo que no ano de 2010, chegou em primeiro lugar como o maior PIB Nacional do Agro.

O sistema free-stall é um galpão coberto com uma cama de areia para cada animal, onde a vaca irá se levantar exclusivamente para se alimentar e passar o restante do dia ruminando - sendo que algumas fazendas deixam o rebanho do pasto no período noturno. Desta forma, as vacas da raça holandesa podem encontrar melhor desenvolvimento em locais de climas inapropriados. Na fazenda de Reinaldo, três free-stalls são destinados às vacas em lactação. Um novo free-stall está em construção, para abrigar as vacas em período de maternidade.

Confira no vídeo acima a palestra de Reinaldo na íntegra, que foi proferida durante o Encontro Estadual de Empreendedores de Leite, promovido na última semana pela Federação de Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg).

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Izadora Pimenta
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário