Preço do leite ao produtor recua pelo quinto mês seguido enquanto custo de produção registra nova alta

Publicado em 01/11/2017 11:16 e atualizado em 01/11/2017 12:18
252 exibições
Ritmo da queda diminuiu, mas ainda assim, expectativa é que próximo pagamento também tenha novos recuos

LOGO nalogo

O mercado leite está no quinto mês consecutivo de queda nos preços pagos ao produtor de leite. Rafael Ribeiro, analista da Scot Consultoria, aponta que houve um recuo de  2,5% sem o frete, considerando a média nacional o produtor recebeu R$1,060 por litro. A queda nos preços se deu em razão do aumento na produção e uma demanda pouco expressiva foram os principais fatores que colaboraram para este cenário, teve uma diminuição de 10,0%, nos 18 estados pesquisados.

As expectativas para os próximos meses, ainda é baixo, considerando a média nacional, o pagamento de novembro ainda estão previstas quedas ao produtor, por volta de 1,5%. O cenário para o dezembro é de estabilidade com condições de climas favoráveis, pois pode haver uma pequena alta no preço para o leite ao produtor.

O aumento dos custos de produção se deu pela a saída dos animais das pastagens, com isso as margens das atividades se estreitaram, assim o produtor repassou o custo com a produção do leite em outubro, e ainda deverão continuar repassando o custo em médio prazo.  

Os pagamentos estão previstos de queda para o produtor em novembro é de 1,5%, com as indústrias que já falam em alta para o produtor do sul do país. Para o analista, Rafael Ribeiro, em janeiro de 2018, com previsão de custo de produção mais controlado, em que terá um início de retomada.

 

Por: Aleksander Horta e Andressa Simão
Fonte: Notícias Agrícolas

0 comentário